SinproSP

Opções da cursos na segunda quinzena de setembro

Atualizada em 13/09/2004 16:40

Quatro cursos compõem a programação da segunda quinzena de setembro na Escola do Professor: “Como entender a globalização de forma multi e interdisciplinar”, “Educação ambiental como tema transversal dos PCNs”, “A prática da concordância verbal, nominal e outros problemas sintáticos da língua portuguesa” e “Ser ou não ser... professor ou educador?Eis a questão!”.
As inscrições estão abertas a todos os interessados. Informações pelo telefone 5080-5988 ou pelo e-mail cursos@sinprosp.org.br Para acessar a programação completa do semestre clique aqui*.

PROGRAMAÇÃO 2ª QUINZENA DE SETEMBRO:
Como entender a globalização de forma multi e interdisciplinar
Professoras: Teresa Silvestri Serrano, Márcia Prado Sartorelli e Sônia dos Santos Guerra.
Público-alvo: Professores de Geografia, História, Língua Portuguesa e demais interessados.
Objetivos: Possibilitar a compreensão sobre o paradoxo do mundo globalizado – dinâmico, porém individualista –, não só fundamentando os aspectos geográficos, históricos, econômicos e literários, mas enfocando o lado humanístico da globalização. E também debater como professores, alunos e diretores podem lidar melhor com esse tema em suas relações interpessoais.
Sindicalizados: R$ 15,00
Não-sindicalizados: R$ 30,00
Período: 21 de setembro (quarta-feira), das 19h às 22h.
Carga horária: 3h.
Currículo: Teresa Silvestri Serrano e Sônia dos Santos Guerra são professoras de Geografia. Márcia Prado Sartorelli é professora de Língua Portuguesa. Elas são assessoras pedagógicas, palestrantes e autoras das coleções: Assim é Fácil (Editora FTD), História das Histórias (Editora People).

Educação ambiental como tema trasnversal dos PCNs
Professor: Marco Antonio de Jesus Pires.
Público-alvo: Professores em geral.
Objetivos: Estabelecer o conceito de educação ambiental e sua inserção na educação escolar como tema transversal na grade curricular.
Sindicalizados: R$ 75,00
Não-sindicalizados:R$ 150,00
Período: 22, 29 de setembro; 6, 20 e 27 de outubro (quartas-feiras), das 19h às 22h. Carga horária: 15 horas.
Currículo: Marco Antonio de Jesus Pires é educador e gestor ambiental, artesão e consultor da Unesco.

Professor: Leo Ricino
Público-alvo: Professores das séries iniciais do Ensino Fundamental e demais interessados
Objetivos: Oferecer conteúdo e método de ensino práticos para a solução de um dos mais complexos problemas da sintaxe na Língua Portuguesa.
Sindicalizados: R$ 60,00
Não-sindicalizados: R$ 120,00
Período: 27 de setembro, 4, 18 e 25 de outubro (segundas-feiras), das 19h às 22h. Carga horária: 12h.
Currículo: Leo Ricino é professor do Ensino Fundamental à Pós-graduação, mestre em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Ser ou não ser... professor ou educador?Eis a questão!
Professora: Anna Maria Bartholi
Público-alvo: Professores em geral
Objetivos: Refletir sobre a discussão do professor que professa e do professor que educa, vislumbrando um resultado positivo para a ação diária didático-pedagógica. Esclarecer algumas questões, como: a quem pertence o mérito de educar: a família ou ao professor?
Sindicalizados: R$ 30,00
Não-sindicalizados: R$ 60,00
Período: 30 de setembro e 7 de outubro (quintas-feiras), das 19h às 22h. Carga horária: 6h.
Currículo: Anna Maria Bartholi é pedagoga, psicopedagoga e professora de Percussão, Ética, Sociologia, Filosofia do Ensino Fundamental e Médio da Rede Privada de Ensino.

*O arquivo é um documento em pdf, para acessá-lo é necessário ter o acrobat reader instalado em seu computador. Clique aqui para instalar.