SinproSP

Palestra discute desafios para o movimento sindical

Atualizada em 13/09/2013 16:31
João Guilherme Vargas Neto

O SINPRO-SP abriu o ciclo de palestras “A Sociedade Contemporânea e suas Organizações”, no último dia 12, com a presença do assessor João Guilherme Vargas Neto, que fez uma reflexão sobre os próximos desafios que o movimento sindical brasileiro tem pela frente.

A análise sobre a difícil conjuntura que o país enfrentou em junho deste ano foi o ponto de partida para as perspectivas futuras. Vargas Neto destacou que na ocasião havia forte desorientação política, por conta das manifestações que tomaram as cidades, e também o quadro de travamento da economia. No entanto, tais elementos não estariam mais tão evidentes: o cenário é mais estável.

O assessor sindical explicou que as articulações políticas em torno das eleições gerais de 2014 já começam a se estabelecer e a economia do país vai destravando. Agora é preciso acompanhar como serão os resultados das negociações salariais das categorias que têm data-base nos próximos meses. Segundo ele, o resultado desses três elementos vai estabelecer o cenário macro sobre o qual o movimento sindical irá trabalhar no próximo ano.

Luiz Antonio Barbagli, presidente do SINPRO

Um dos principais desafios dos sindicatos, alertou Vargas Neto, está posto: a luta pela manutenção de uma política de valorização do salário mínimo. A lei 12.382, estabeleceu diretrizes por um período fechado de quatro anos. Até o final de 2015 será necessário encaminhar outro projeto de lei com a política de valorização do salário mínimo para os quatro anos seguintes. “Eis uma pauta que será de todos os sindicatos e o desafio é colocá-la no debate nacional, inclusive no debate eleitoral”, explica.

LEIA ARTIGO COM AS DEMAIS REFLEXÕES DE JOÃO GUILHERME DURANTE A PALESTRA NO SINPRO-SP

Ciclo de palestras

O objetivo do ciclo de palestras promovido pelo Sindicato é “discutir os atuais desafios mundo do trabalho e as perspectivas para a organização sindical, trabalhando as bases da campanha salarial de 2014”, explica Luiz Antonio Barbagli, presidente do SINPRO-SP.

Novas palestras serão agendadas em breve. Acompanhe novidades pelo noticiário do site.

Fotos: Antonio Carlos Barboza