Educação básica

Reajuste do ensino básico segue indefinido

Atualizada em 11/04/2012 15:35

Março acabou e o reajuste salarial na educação básica ainda não está definido. As negociações com o Sieeesp, sindicato patronal, devem avançar por todo o mês de abril.

A maior divergência está no índice de reajuste. Sem expectativa de avanço nesta semana, a rodada de negociação prevista para 10/04 acabou sendo cancelada. A ideia é buscar novas alternativas até a próxima reunião, dia 17/04.

Essa não é a primeira vez que as negociações se estendem para além de nossa data-base. Ainda que haja demora na definição do índice, o reajuste é retroativo a 1º de março.

Proposta

Desde 20/03 o sindicato patronal mantém a proposta de 0,3% de aumento real mais reposição inflacionária, totalizando 5,6%. O reajuste reivindicado pelos trabalhadores é de 2,65% de aumento real e 5,3% de reposição inflacionária, totalizando quase 8%.

Além do índice de reajuste, a polêmica se estende para outras questões como: pagamento da hora tecnológica, aviso prévio proporcional por tempo de serviço e compensação de emenda de feriados. Esta última integra a pauta dos patrões.

Fonte: FEPESP