Ensino superior

MEC suspende a autonomia de 70 instituições de Ensino Superior

Atualizada em 23/11/2011 13:43

Devido aos maus resultados obtidos em avaliações como o Enade e o desempenho insuficiente no ICG uma universidade, dois institutos de ensino a distância, sete centros universitários e 60 faculdades terão a autonomia acadêmica suspensa pelo Ministério da Educação.

Além de realizar o acompanhamento pedagógicos com essas instituições, a suspensão inclui o bloqueio na abertura de novos cursos e um congelamento nas vagas. Ou seja, só poderá ser oferecido em 2012 o mesmo número de vagas que foram preenchidas neste ano.

Entre as instituições com baixo desempenho, 11 se encontram no Estado de São Paulo, entre elas estão UniCapital, Centro Universitário Estácio Radial e Uniban. Essa última que, em junho, sofreu um corte de quase 400 vagas no curso de direito por resultados insatisfatórios em avaliações e pouca infra-estrutura.

As medidas impostas pelo MEC devem durar até a divulgação do ICG de 2012. Se durante o período as instituições apresentarem melhora e obtiverem desempenho acima de 3 na avaliação do ano que vem, a sanção será retirada.

.