SINPRO-SP traz Ariano Suassuna para palestra em homenagem aos professores

Atualizada em 08/09/2011 14:52

A palestra especial do SINPRO-SP em homenagem ao Dia do Professor vai acontecer neste ano mais cedo: em 29 de setembro. Será, na verdade, uma “aula-espetáculo” ministrada pelo dramaturgo, poeta, romancista e também professor Ariano Suassuna. O evento acontece no Milenium Centro de Convenções e começa às 14 horas.

A partir do tema “Raízes Populares da Cultura Brasileira”, Suassuna pretende abordar a busca da identidade de nossa cultura, com suas matrizes indígena, portuguesa e africana, através da música e dança.

A aula, além dos muitos elementos iconográficos e musicais da estética armorial, mostra uma série de imagens referentes ao projeto A Onça Malhada, a Favela e o Arraial, que Suassuna, na qualidade de Secretário, acaba de apresentar em seu estado. A “Onça Malhada” seria uma metáfora da nação, tão mesclada de cores e etnias, para reafirmar a força e a variedade da cultura brasileira.

Na ocasião, o escritor também vai abordar aspectos da vida de professor, já que leciona desde os 15 anos de idade e continua com suas aulas por todo o Brasil.

As inscrições para a palestra são gratuitas. Devem ser feitas exclusivamente aqui no site, basta acessar um dos links abaixo. O número de vagas é limitado.

INSCRIÇÃO – SINDICALIZADOS

INSCRIÇÃO – NÃO SINDICALIZADOS

Ariano Vilar Suassuna é membro das Academias Brasileira e Paraibana de Letras. Em 1947, escreve sua primeira peça de teatro: Uma Mulher Vestida de Sol. Baseando-se no romanceiro popular nordestino em 1955 escreve o Auto da Compadecida, que, em 1958, a Associação Brasileira de Críticos Teatrais lhe confere Medalha de Ouro. É um defensor da cultura do Nordeste e autor de muitas outras obras.

Os interessados poderão solicitar certificado de participação. O Milenium Centro de Convenções fica na Rua Dr. Bacelar, 1.043 (esquina com a Rua Luis Góis), Vila Clementino. Veja aqui o mapa