Geral

Inscrições para novos grupos de acolhimento e enfretamento do desgaste mental

Atualizada em 03/09/2010 11:38

Em setembro acontecem no SINPRO-SP novos grupos de acolhimento e enfrentamento do desgaste mental decorrente do trabalho docente, sob a coordenação da psicóloga Renata Paparelli, especialista em Saúde do Trabalhador, professora da Faculdade de Psicologia da PUC-SP.

Trata-se de uma nova etapa do serviço que o Sindicato iniciou no primeiro semestre e que tem como objetivo acolher o professor, ajuda-lo a entender as possíveis causas de seu desgaste emocional e a relação com sua rotina profissional.

Além disso, deseja-se construir um referencial teórico sobre os problemas atuais que afligem a saúde de nossa categoria profissional e municiar o Sindicato na busca de soluções e formas de proteção do trabalhador docente, com sigilo absoluto sobre os dados dos professores.

Análise dos resultados obtidos com o primeiro grupo mostra que a situação é preocupante. “Os professores estão sofrendo e sentem-se desamparados para lidar com essa situação”, explica Paparelli. “Hoje, boa parte das escolas funciona sob uma lógica ‘gerencial produtivista’, que cobra tarefas burocráticas e resultados facilitados. As figuras da ‘família-cliente’, do ‘aluno-cliente’ têm cada vez mais destaque. E o corpo docente tem cada vez menos poder de interferência nos processos decisórios de seu trabalho”, constata a pesquisadora.

Inscrição para novos grupos

O segundo grupo de acolhimento começa no dia 20/9, no horário das 14h30 às 16h30. Ainda há vagas. Também já estão abertas as inscrições para o terceiro grupo, que se reunirá às segundas-feiras, das 18h30 às 20h30, e o quarto grupo, que se reunirá às quartas-feiras, das 8h30 às 10h30.

Os interessados devem fazer a inscrição para qualquer uma das opções pelo e-mail msofia@sinprosp.org.br. Cada grupo terá um encontro por semana, durante seis semanas, na sede do SINPRO-SP. O serviço é totalmente gratuito e exclusivo para os sócios do Sindicato.

.