SinproSP

Palestra no SINPRO-SP discute a cultura gastronômica

Atualizada em 23/04/2010 09:26

Cultura gastronômica: tema elitista ou programa popular? Esse é o tema da palestra que o professor e pesquisador Ricardo Maranhão irá ministrar no SINPRO-SP no dia 13 de maio, a partir das 14h.

A proposta do encontro é discutir o verdadeiro sentido do termo gastronomia, mostrá-la como elemento constituinte da identidade nacional, como já foi importante para a afirmação nacionalista do conceito de cidadania e como pode colaborar na superação do complexo de inferioridade colonizado que dificulta a constituição plena de nossa cidadania.

O evento é aberto aos professores e demais interessados. As inscrições – que são gratuitas - devem ser feitas exclusivamente aqui no site do SINPRO-SP.

Doutor em História pela USP, ex-professor da UNICAMP, professor de Gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi, na qual dirige o Centro de Pesquisas em Gastronomia Brasileira, Ricardo Maranhão deu conferências em inúmeras instituições brasileiras, além de palestrante em universidades do Canadá, da França, da Holanda, da Alemanha e do México. É autor de mais de 30 artigos em publicações especializadas, e de 18 livros publicados.

A palestra acontecerá no auditório do Sindicato (Rua Borges Lagoa, 170, Vila Clementino – próximo estação Santa Cruz do metrô). Todos os participantes receberão certificado.

.