Ensino superior

Ensino superior privado prepara golpe contra professores

Atualizada em 27/02/2009 13:55

O noticiário dos últimos dias dá conta de mais uma armação das universidades particulares: sob o pretexto de que o setor enfrenta dificuldades econômicas em razão da crise (o que não é verdade), essas empresas pressionam o governo federal para a obtenção de uma linha especial de financiamento junto ao BNDES. Caso obtenham sucesso, recursos públicos seriam destinados a esse verdadeiro sorvedouro de subsídios de toda ordem em que essas instituições se transformaram.

A informação é mais uma comprovação da lógica insustentável em que se apoia todo o modelo privatista do ensino superior brasileiro. A novidade de agora, no entanto, é que estamos diante de uma tentativa de golpe contra as conquistas e os direitos já consolidados dos professores, em especial o reajuste salarial previsto nas convenções coletivas 2008-2009. Contra isso, nosso Sindicato e os professores devem estar preparados para reagir de forma rigorosa.