Ensino superior

Realizada reunião para discutir trabalho docente no ensino superior

Atualizada em 05/09/2007 17:33

Aconteceu no dia 04/09 a primeira reunião da Comissão de Aprimoramento das Relações de Trabalho, integrada pelos SINPROs, pela FEPESP e outras entidades de trabalhadores em educação, além de representantes do SEMESP, sindicato das mantenedoras de ensino superior.

Além de iniciar a discussão sobre o ensino a distância, os participantes fixaram as regras de funcionamento da Comissão e estabeleceram o calendário de atividades para os próximos dois meses.

Objetivos
A Comissão de Aprimoramento é um fórum de debates sobre temas relacionados ao trabalho docente no ensino superior privado, especialmente ensino à distância, contrato de trabalho, plano de carreira e intensificação do trabalho a partir da adoção de novas tecnologias.

São questões que têm como pano de fundo a intensa transformação do ensino superior privado, fruto do avanço tecnológico, da expansão acelerada do setor e da alta competitividade (muitas vezes selvagem).

Esse quadro afeta diretamente cada professor, seja pelo acúmulo de trabalho, seja pela tendência à desregulamentação nas relações de trabalho. E é exatamente isso que os SINPROs e a FEPESP querem coibir.

A Comissão não tem caráter deliberativo, mas os resultados poderão subsidiar as negociações de data base, em março de 2008.

Participação dos professores
Todo esse processo exige a ampla participação dos professores de ensino superior. A interação é importante para subsidiar os trabalhos nas subcomissões temáticas, além de lançar as bases de organização da próxima campanha salarial. Não deixe de participar!

Fonte: FEPESP

.