Geral

INSS antecipa 1ª parcela do 13º salário aos aposentados

Atualizada em 25/07/2007 17:43

A primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS em 2007 será paga no início de setembro. A antecipação está prevista no decreto 6.164, publicado no Diário Oficial na última segunda-feira, 23/07.

Aposentados e pensionistas, em sua maioria, receberão 50% do valor do benefício. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro. Neste caso, o valor será calculado proporcionalmente. O segurado deve ficar atento porque sobre esta parcela não incide o desconto do Imposto de Renda, o que será feito na parcela paga em dezembro.

Os segurados que estão em auxílio-doença também recebem uma parcela menor que os 50%. Como o benefício é temporário, a antecipação é proporcional ao período em que o auxílio-doença está sendo pago em 2006. Por exemplo, um benefício iniciado em janeiro e ainda em vigor em agosto dará ao segurado direito a 8/12 (oito doze avos) do 13º terceiro salário. O segurado receberá, portanto, metade deste valor. Em dezembro, caso ainda esteja afastado do trabalho, o segurado irá receber o restante. Se tiver alta antes, o valor será calculado até o mês em que o benefício vigorar e será acrescido ao último pagamento.

Por lei, não têm direito ao 13º salário os seguintes benefícios: amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família.

Fonte: ACS/MPS - www.previdenciasocial.gov.br

.