SinproSP

SINPRO-SP celebra Ano da Física com palestra de Roberto Salmeron

Atualizada em 15/07/2005 15:00

O Sindicato traz a São Paulo o físico e professor Roberto Salmeron. Aos 83 anos, dono de uma trajetória brilhante no campo da física e da pesquisa científica no Brasil, ele estará na cidade no dia 18 de agosto para a palestra Einstein, sua personalidade, seu tempo, suas revoluções, e também para contar um pouco de suas histórias e experiências. O evento terá a apresentação do professor Izrael Rozenberg, consultor e assessor especial do Instituto Mauá de Tecnologia. Os interessados em participar deverão fazer a inscrição, gratuitamente, aqui pelo site.

Radicado na França há 30 anos, Salmeron é atualmente diretor de pesquisa emérito do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas da França (CNRS). Professor da Escola Politécnica de Paris, membro das sociedades brasileira, francesa e européia de Física e titular da Academia Brasileira de Ciências, atua como colaborador em várias instituições de pesquisa no Brasil e também no incentivo de projetos.

Começou sua carreira na USP, iniciando as atividades com Gleb Wataghin, considerado um dos responsáveis pelo estabelecimento da física experimental como atividade científica no Brasil. Foi membro fundador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), ao lado de outros nomes como Cesar Lattes.

Doutor em Ciência pela Universidade de Manchester, ingressou no laboratório internacional europeu, conhecido hoje como Organização Européia para a Pesquisa Nuclear. Ainda na Europa, teve forte participação no surgimento da Universidade de Brasília (UnB), tornando-se professor titular e coordenador do Instituto Central de Física. Mas devido às pressões externas que a universidade sofria por conta da ditadura militar, demitiu-se junto com outros 222 colegas e voltou à Europa.

Ainda que não tenha recebido nenhum Nobel de Física, teve participação na escolha dos candidatos ao prêmio entre 1985 e 1989, como consultor da Academia Real Sueca.

O evento, organizado pelo SINPRO-SP, tem o apoio do Instituto Mauá de Tecnologia e do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da PUC-SP.

”Albert Einstein, sua personalidade, seu tempo, suas revoluções”
Com Prof. Dr. Roberto Salmeron
Dia 18 de agosto, às 14h
Hotel Sofitel São Paulo