SinproSP

Mostra de cinema “revela” o continente africano

Atualizada em 11/07/2005 14:53
Documentário "Si-Gueriki, Rainha-mãe"

De 12 a 24 de julho, os professores terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a África através de seu cinema com a mostra “Um novo olhar sobre a África” em cartaz na Galeria Olido, Museu da Imagem e Som (MIS) e Itaú Cultural.

Serão exibidos 11 documentários e 7 ficções. De acordo com os organizadores, os filmes revelam a busca pela identidade, a diversidade cultural, as diferenças políticas e religiosas, de um continente devastado por guerras, fome, pobreza e a aids.

Confira abaixo a programação completa. A entrada é gratuita.

Dia 12
19h30 - Cine Olido
Nha Fala - Flora Gomes – Documentário
Guiné Bissau/ França/ Portugal/ Luxemburgo, 2002, 90 min. Em Cabo Verde, todos os acontecimentos que regem a vida social viram música. Mas na família da jovem Vita, uma lenda promete a morte a quem tentar. Na França, onde Vita estuda, ela encontra Pierre, músico, por quem se apaixona. Ela canta e Pierre descobre a beleza de sua voz, convencendo-a a gravar um disco que se torna sucesso. Mas Vita desafiou a tradição e decide voltar para casa para confessar à sua família e receber o castigo.

20h30 – MIS
Madame Brouette - Moussa Sene Absa -Ficção
Senegal/Canadá/França, 2002, 104 min.
De manhã cedinho no bairro Niayes Thiokeert, “Colina das perdizes”, ouvem-se tiros. Ante os vizinhos que acorreram, Naago cai, perfurado de balas. Aquela que todos chamam de Madame Brouette confessa que matou seu marido. Mas no bairro as mulheres se juntam para elogiar essa mulher jovem divorciada, mãe de uma menina, vendedora ambulante de frutas e legumes.
O filme segue o caminho inverso da história, para descobriu o que pode tê-la levado a tal gesto.

Dia 13
18h - Itaú Cultural
Memória Entre Duas Margens - Frédéric Savoye e Wolimité Sié Palenfo - Documentário Burkina Faso/ França, 2002, 90 min.
Fréderic Savoye e Wolimité Sié Palenfo revisitam a história da colonização francesa na região Lobi, a sudoeste de Burkina Faso. Nessa região, aldeias e famílias ainda estão marcadas pela lembrança desse período doloroso. Comparada aos arquivos dos administradores coloniais, a tradição oral permite restaurar cerca de um século de história, desde a chegada dos primeiros brancos até os dias de hoje. Através de depoimentos transmitidos de geração em geração, o filme desenvolve uma reflexão crítica a respeito da colonialização e suas conseqüências individuais, sociais e religiosas.

Cena do documentário "House of love"

19h30- Cine Olido
Contos Cruéis de Guerra - Ibea Atondi e Karim Miské - Documentário Congo-Brazzaville/ Mauritânia/ França, 2002, 51 min.
Através da narração de uma volta ao Congo-Brazzaville, seu país natal, Ibea Atondi lança um olhar singular sobre as guerras da África contemporânea. Fascinada com a loucura assassina de Mignon, um miliciano destruído pelo álcool e pela droga, a narradora tenta descobrir os mecanismos que o levaram, ele e seus companheiros, a perder toda a dignidade humana. Para evocar o horror da guerra, não há imagens de violência, mas um trabalho metafórico apoiado pelos depoimentos de vítimas e carrascos.

Poeira Urbana - Moussa Touré - Documentário Senegal / Congo-Brazzaville, 2001, 52 min.
O filme começa com uma imagem surpreendente : sete crianças esfarrapadas vão saindo de debaixo dos tabuleiros em um mercado de Brazzaville, onde passaram a noite. Moussa Touré os descobre e passa a registrar suas perambulações pela cidade, atrás de comida e de pequenos biscates. Aproveitando sua aproximação com as crianças, o cineasta resolve reintegrá-los a suas famílias. Mas o caminho de volta está cheio de dificuldades que revelam o estado da sociedade congolesa.

20h -Itaú Cultural
Si-Gueriki, Rainha-mãe - Idrissou Mora Kpai- Documentário Benim / Alemanha / França, 2002, 62 min.
“Meu pai faleceu e com ele parte da minha infância, minhas certezas, minhas crenças e meus sonhos”. Depois de dez anos de ausência, Idrissou Mora Kpai volta ao Benim para rever sua família. Contra qualquer expectativa essa viagem vai ser a ocasião de descobrir aquela que desde sempre, nada mais fez do que servir a seu pai: sua mãe. Herdeira do título real de seu marido, ela tornou-se uma autoridade na comunidade Wassangari, ao norte do país. Rapidamente, junto com a co-esposa do finado, corrigem a imagem do pai ideal que o jovem cineasta guardou na memória. Diretas e lúcidas, as duas denunciam, não sem humor, um sistema patriarcal do qual foram também vítimas as irmãs e sobrinhas do diretor.

20h30 – MIS
Férias em Casa - Jean-Marie Teno - Documentário Camarões / França, 2000, 75 min.
Em 1998, Jean-Marie Teno volta, durante o verão, à terra de sua infância, nos Camarões. De Yaoundé, cidade grande, até Badjoun, aldeia onde passava as férias na infância, a viagem lhe permite fazer inventário irônico da situação do país. Ao sabor dos encontros, o autor denuncia a incompetência da administração e o fascínio pela modernidade importada da Europa, que não se adapta à África e suas tradições. “A escola nos ensinou a desprezar os símbolos de nossa cultura e a palavra de nossos avós” lastima ele. À procura de um novo modelo para a África, sonha com uma modernidade a serviço da maioria, que permita ao país reconciliar-se com sua cultura.

Dia 14
18h- Itaú Cultural
Zimbabwe: Contagem Regressiva - Michael Raeburn - Documentário Zimbabwe / França, 2003, 55 min.
Michael Raeburn volta aos acontecimentos que, a partir de 2000 mergulham o Zimbabwe no caos social e na falência econômica. Engajado na luta pela emancipação da Rodésia antes da independência ao lado de Robert Mugabe, o cineasta refaz o percurso percorrido por aquele que venceu o britânico Ian Smith e impôs-se como presidente, depois de 15 anos de guerrilha.
Apoiado em depoimentos de seus antigos companheiros de luta, membros da oposição ou fiéis ao presidente Mugabe, disseca os mecanismos que levaram à crise social que corrói seu país, encarando de frente seu próprio desengano.

19h30 –Cine Olido
Rastros, Pegadas de Mulher - Katy Léna Ndiaye - Documentário Senegal / Burkina Faso / Belgica, 2003, 52 min.
As pinturas murais das mulheres kassenas de Burkina Faso, perto da fronteira com Gana, são famosas pela beleza do traçado e pela harmonia de cor. Interessada no assunto, Katy Léna Ndiaye escolhe comparar tradição e modernidade, através do retrato de três anciãs e de “sua neta”, que elas iniciam nas técnicas ancestrais. Ela realiza um filme com maestria estética, verdadeiro retrato de uma comunidade artística, por onde se discute a transmissão de ensinamentos, a educação e a memória numa África em mutação.

Xalima la Plume - Ousmane William M`Baye - Documentário Senegal, 2003, 51 min.
Precursor da música folk senegalesa, Seydina Insa Wade ficou famoso nos anos 70. Nos anos 80 mudou-se para a França, onde passou a apresentar-se em clubes de jazz, e aos poucos foi sendo esquecido por seus conterrâneos. Ao sentir que a juventude senegalesa o conhece mal, decide voltar a Dacar para gravar seus últimos trabalhos. Ousmane William M´Baye acompanhou durante dois anos essa volta ao lar, a amizade que surgiu entre os dois mostra um retrato sensível e pessoal do músico: através de suas confidências e canções, descobre-se um personagem multifacetado, e sempre em movimento.

20h - Itaú Cultural
Ruanda In Memoriam - Samba Félix N´Diaye - Documentário Senegal / França, 2003, 68 min.
Entre abril e julho de 1994, o massacre dos Tutsi e dos Hutus moderados fez um milhão de vítimas. Pela iniciativa de Fest´Africa, uma dezena de autores africanos, se encontraram para uma oficina em Kigali, quatro anos depois do acontecimento, procurando quebrar o silêncio dos intelectuais africanos a respeito do genocídio. Em maio de 2000,durante o lançamento de uma série de obras inspiradas nessa experiência, escritores e artistas africanos e de outros lugares se reúnem em Ruanda. Ante os rastros do genocídio, Samba Félix N´Diaye encontra a justa medida, filmando o inominável mas deixando uma mensagem de esperança.

20h30- MIS
House of Love de Cecil Moller – Documentário
Série “Steps for the future”
Namíbia/África do Sul, 2001, 26 min.
Imprensado entre o mar e o deserto, sob um sol a pino, o porto de Welvis Bay na Namíbia é uma prisão a céu aberto para a pequena comunidade de mulheres obrigadas a prostituir-se. Isoladas, dependentes, à espera de marinheiros de passagem, seu único horizonte é a Aids. Com pudor, Cécil Moller colhe o depoimento dessas mulheres, suas histórias pessoais, sua luta diária e sua esperança de redenção, apoiadas por movimentos religiosos que pregam sua reabilitação.

Wa N´Wina (Sincerely Yours) - Dumisani Phakathi – Ficção
Série “Steps for the future”
África do Sul, 2001, 52 min.
“Eu soube que entre as pessoas da minha geração, uma em cada duas será contaminada pelo virus, antes dos 30 anos.”: Dumisani volta a sua cidade para captar como se vive nesses tempos de aids. Câmera em punho, ao acaso dos encontros, conversa com amigos de infância que encontra e os faz falar, num estilo vivo e incisivo.
“Wa n´Wina é uma carta de amor que mandei para a minha rua e aos habitantes do Soweto. Entre o catastrofismo ambiente, essa é a minha maneira de afirmar que as pessoas são indivíduos, antes de serem estatísticas. É também a afirmação da vontade de sobreviver juntos, em tempo de aids.”

Dia 15
18h- Itaú Cultural
Poeira Urbana

19h30 – Cine Olido
Abouna - Mahamat-Saleh Haroun – Ficção
Tchad/França, 2002, 81 min.
Quinzena dos Realizadores Cannes 2002
Representante oficial do Chade Oscar 2003
Tahir (15 anos) e Amine (8 anos) descobrem ao acordar que seu pai foi embora misteriosamente. A frustração é maior, porque naquele dia, ele devia ser árbitro do jogo de futebol entre os garotos do bairro. Decidem portanto sair à sua busca pela cidade, em todos os lugares em que costumava ir. Cansados, acabam refugiando-se em salas de cinema, onde um dia, acreditam reconhecer seu pai na tela e roubam as latas do filme...

20h –MIS
Le Prix du Pardon - Mansour Sora Wade – Ficção
Senegal/ França 2001, 90 min.
Um espesso nevoeiro cobre há vários dias uma aldeia da costa sul do Senegal, e impede as pirogas de entrar no mar. O velho religioso da aldeia está moribundo e não pode executar os ritos. Seu filho de 20 anos, Mbanik ganha a confiança da população e cativa a jovem Maxoye. Mas seu sucesso desperta a inveja de Yatma, seu amigo de infância.

20h30 - Itaú Cultural
Contos Cruéis de Guerra

Dia 16
15h - Cine Olido
Madame Brouette

15h – MIS
Kiriku e a Feiticeira - Michel Ocelot
França/ Bélgica/ Luxemburgo (1998) – 71 min.
Inspirado em conto africano, celebra a curiosidade, coragem e astúcia do pequeno Kiriku, que nasceu em uma pequena aldeia sobre a maldição da cruel feiticeira Karabá. Para salvar sua aldeia, Kiriku resolve combater a malvada feiticeira. Mas antes tem de encontrar o sábio que vive na montanha proibida, pois só ele conhece os segredos de Karabá.

17h00 – MIS
Tasuma, Le Feu - Kollo Daniel Sanou – Ficção
Burkina Faso/ França, 2003, 90 min.
Sogo Sanon, codinome Tasuma, é um antigo atirador que lutou com o exército francês na Indochina e na Argélia. Tasuma espera ganhar sua pensão de aposentadoria depois de vários anos de espera. Quando vai a Bobo para receber encontra seu amigo Khalil, famoso comerciante libanês. Compra dele um moinho a crédito, certo de receber a pensão, querendo ajudar as mulheres da aldeia. Quando volta é recebido como herói. Mas a pensão não chega apesar dos esforços de Tasuma.

18h – Itaú Cultural
Rastros, Pegadas de Mulher

19h00 – MIS
En Attendant le Bonheur - Abderrahmane Sissako – Ficção
Mauritânia/França, 2002, 95 min.
Seleção oficial: Un Certain Regard, Cannes 2002
Prêmio da Crítica Internacional, Cannes 2002
Étalon de Yennenga Fespaco 2003

Abdallah, um menino, encontra sua mãe em Nouadhibou, cidadezinha da costa da Mauritânia, enquanto esperam para viajar para a Europa. Nesse lugar de exílio, cuja língua não entende, tenta decifrar o mundo que o rodeia: Nana, mulher sensual que tenta seduzi-lo, Makan, que quer partir como ele, Maata, ex-pescador transformado em eletricista e seu aprendiz, o jovem e alegre Khatra que o ajudará a sair de seu isolamento ensinando-lhe o dialeto local.
Os destinos cruzam-se e descruzam-se, enquanto os olhares fixos no horizonte esperam uma felicidade hipotética.

19h30 – Cine Olido
Moi et mon Blanc - Pierre Yameogo – Ficção
Burkina Faso/ França/ Suiça, 2003, 90 min.
Mamadi, estudante de Burkina Faso e Frank, jovem francês, trabalham como vigias da noite num estacionamento. Através das telas do equipamento de segurança acompanham as idas e vindas, prostituição e tráfico de drogas que acontecem entre o movimento dos automóveis.
Uma noite, Mamadi descobre um embrulho abandonado, com drogas e dinheiro, e decidem ficar com ele, mas são perseguidos pelos donos... escondem-se um tempo na casa de Frank, depois voam para Ouagadougou. Nessa aventura, cada um deles vai descobrir o mundo do outro.

20h – Itaú Cultural
Xalima La Plume

Dia 17
17h – MIS
Abouna

16h – Itaú Cultural
Férias Em Casa

18h – Itaú Cultural
House of Love
Wa´N´Wina

17h30 – Cine Olido
Le Prix du Pardon

19h – MIS
Rastros, Pegadas de Mulher
Xalima La Plume

Dia 19
19h30 – Cine Olido
House of Love
Wa´N´Wina

20h30 – MIS
Férias em Casa

Dia 20
19h30 – Cine Olido
Si Guerik, Rainha Mãe

20h30 – MIS
Ruanda in Memorian
Zimbabwe Contagem Regressiva

Dia 21
19h30 – Cine Olido
Memória Entre Duas Margens

20h30 – MIS
Contos Cruéis da Guerra
Poeira Urbana

Dia 22
19h30 – Cine Olido
Nhá Fala

20h30 – MIS
Si Guerik, Rainha Mãe

Dia 23
15h- Cine Olido
Férias em Casa

MIS
Kiruku

17h00 – MIS
Memória Entre Duas Margens

19h30 – Cine Olido
House Of Love
Wa´N´Wina

19h- MIS
Nha Fala

Dia 24
17h30 – Cine Olido
Ruanda In Memorian
Zimbabwe Contagem Regressiva

19h – MIS
Madame Brouette

Galeria Olido
Av. São João, 473 – Centro
tel. 11- 3334-0001, r. 1941

MIS - Museu da Imagem e Som
Av. Europa 158 - Jardim Europa
tel. 11 -3088.0896/ 3062.9197
www.mis.sp.gov.br

Itaú Cultural
Sala Itaú Cultural (270 lugares)
Avenida Paulista, 149 - estação Brigadeiro do metrô
Tels. 11.2168-1776/1777
www.itaucultural.org.br

.