SinproSP

Ministério da Educação edita livros sobre questões étnico-raciais

Atualizada em 01/07/2005 16:20

O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), e em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) lança a publicação "Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03", da coleção "Educação para Todos". E, também, reedita o livro "Superando o Racismo na Escola", esgotado desde 2001.

As duas publicações - voltadas às questões étnico-raciais - têm tiragem inicial de dez mil exemplares cada e destinam-se ao apoio didático e pedagógico dos professores do ensino fundamental e médio, além do complemento de vários setores que trabalham com a diversidade.

O livro "Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03" é o resultado de 11 fóruns estaduais de educação e diversidade étnico-racial, promovidos pela Secad, em todo o Brasil, em 2004, com parcerias de movimentos sociais negros, secretarias estaduais de educação e universidades federais.

"Talvez esses livros sejam os primeiros a abordar um assunto tão importante, nos 116 anos da República. Um presente para grande parte dos educadores do ensino fundamental e médio", disse Maria Lúcia de Santana Braga, coordenadora de Estudos e Pesquisas da Secad.

História
Segundo ela, as obras pretendem, também, contribuir na discussão de implementação da Lei nº 10.639, que torna obrigatório, nas escolas de ensino fundamental e médio, públicas e particulares, o ensino sobre história e cultura afro-brasileiras. "Além de ajudar muitos educadores a compreender o processo de discriminação racial nas escolas", afirmou Maria Lúcia.

Já o livro "Superando o Racismo na Escola", que tem como organizador o professor Kabengele Munanga, aborda temas como história e conceitos básicos sobre o racismo e seus derivados; o direito à diferença; a desconstrução da discriminação no livro didático; personagens negros: um breve perfil na literatura infanto-juvenil e outros. Essas informações são do MEC.

Fonte:Agência DIAP