06/09/2019 01h40

Demissão de professores no ensino superior de SP em debate na Câmara Federal


Texto atualizado em 11/09,2019, às 19h06

A pedido do deputado Orlando Silva (PCdoB/SP), a Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados realizará na próxima quinta-feira, 12, audiência pública para discutir as demissões no ensino superior privado no estado de São Paulo.

A audiência é parte de uma série de iniciativas tomadas depois de demissões massivas ocorridas em grandes instituições de ensino superior.Em junho, a rede Laureate demitiu cerca de 300 professores, dando continuidade a um programa de cortes iniciados em 2017. A Uninove também demitiu outros 300 docentes.

Além das ações na Justiça movidas, o SinproSP e a Fepesp têm articulado ações políticas para denunciar as demissões e exigir maior controle, especialmente do MEC.sobre os grandes grupos educacionais. Desde julho, foram realizadas duas audiências públicas na Assembleia Legislativa e agora é a vez de discutir a questão na Câmara dos Deputados.

Para a audiência pública foram convidados a ministra do TRT, Dra. Delaíde Alves Miranda Arantes, o procurador geral do Trabalho, Dr. Alberto Bastos Balazeiro, o secretário das relações de Trabalho, sr. Mauro Rodrigues de Souza, o ministro da Educação, Sr. Abrahan Weintraub, os companheiros Gilson Reis, coordenador geral da Contee e Celso Napolitanos, presidente da Fepesp e diretor do SinproSP, a presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares, Sra. Elizabeth Guedes e o presidente da Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior, Sr. Celso Niskier, o CEO da Laureate Brasil, Sr. Marcelo Cardoso e o presidente da União Nacional dos Estudantes, Iago Montalvão.

Evento interativo com transmissão ao vivo

O evento está marcado para as 9h30min do dia 12 de setembro, na Câmara dos Deputados. A sessão será transmitida ao vivo e é interativa, por isso, dá pra enviar perguntas aos participantes. Para assistir e participar online acesse aqui

todas as notícias
|23.09.19 - A inovação pedagógica a serviço da precarização
|20.09.19 - PUC-SP se manifesta sobre os cortes da pós-graduação
|20.09.19 - Última semana da peça "O Fantasma do Imperador"
|20.09.19 - Relator apresenta parecer final e PEC 06 deve ser votada na terça-feira, 24
|16.09.19 - Dissídio Coletivo: professores ainda à espera do julgamento

Atualize seus dados no SinproSP
Logo Twitter Logo SoundCloud Logo YouTube Logo Facebook
Plano de saúde para professores
Cadastre-se e fique por dentro de tudo o que acontece no SINPRO-SP.
 
Sindicato dos Professores de São Paulo
Rua Borges Lagoa, 208, Vila Clementino, São Paulo, SP – CEP 04038-000
Tel.: (11) 5080-5988 - Fax: (11) 5080-5985
Websindical - Sistema de recolhimentos
Baixe o APP na Google Play Baixe o APP na Apple Store