10/07/2019 23h54

O balcão de negócios funcionou e a PEC 06 é aprovada no plenário da Câmara

A Câmara dos Deputados aprovou (10/07), em primeiro turno, o texto base da reforma da Previdência (Proposta de Emenda Constitucional - PEC 06). A votação continua amanhã, quinta-feira (11), com a apreciação de destaques apresentados pelos partidos. Dois destaques já foram rejeitados - um deles amenizada as regras para os professores de educação básica.

Durante o dia, o balcão de negócios que já estava acontecendo desde o início de julho, aumentou. Só no dia 10, o governo liberou R$ 178 milhões. Na segunda-feira (08) o Executivo já havia lançado mão de R$ 1 bilhão. A estimativa é que a votação "custará" a bagatela de R$ 5,6 bilhões, segundo informações do jornal Folha de S. Paulo.

Além do dinheiro público que o governo dispôs, associações empresariais exerceram pressão, inclusiva na imprensa, para forçar a aprovação do texto.

O texto aprovado pelo plenário é que foi votado pela Comissão Especial, na madrugada do dia 05. Ele desconstitucionaliza direitos, acaba com a aposentadoria por tempo de contribuição e estabelece uma idade mínima que fará os trabalhadores contribuirem por pelo menos 40 anos. Num país com 13 milhões de desempegados, isso é uma exigência provável de ser cumprida.

Como fica a aposentadoria dos Professores da Educação Básica

Como fica a aposentadoria dos Professores do Ensino Superior e demais trabalhadores

Como votaram os deputados

|23.09.19 - A inovação pedagógica a serviço da precarização