SinproSP

Quando o professor pára de funcionar

Atualizada em 13/05/2005 17:26

A reportagem publicada pela revista Veja “Com medo dos alunos”, sobre como a indisciplina dos alunos está afetando o equilíbrio emocional dos professores gerou polêmica. Alguns especialistas em educação apressaram-se em apontar exageros no texto e em afirmar que não apresenta contribuições para a compreensão do problema.

Mas o fato é que os relatos da reportagem refletem, sim, uma crise enfrentada pelos professores nas escolas particulares, de acordo com o acompanhamento feito pelo SINPRO-SP nos últimos anos. O principal fator dessa situação é a postura comercial que boa parte dos estabelecimentos de ensino da cidade adota. Em meio à concorrência acirrada, permitem, ainda que indiretamente, atitudes autoritárias dos alunos com medo de perdê-los e nem sempre dão apoio aos professores quando tentam dar conta do problema em sala de aula.

Essa situação, dia após dia, tem gerado um profundo desgaste emocional nos professores e pode contribuir para o desenvolvimento da Síndrome da Burnourt, como explica o Prof. Jorge Castellá Sarriera, do Departamento de Pós-Graduação em Psicologia da PUC-RS.

A Síndrome de Burnout é uma doença funcional diretamente ligada à profissão e ao ambiente de trabalho, atinge os professores de maneira silenciosa, sendo marcada pelo esgotamento profissional. “É um grande problema”, alerta Sarriera.

Leia aqui reportagem especial sobre a Síndrome da Burnourt

.