03/09/2018 17h12

Laureate promete, mas não paga diferença de verbas rescisórias

Numa atitude irresponsável e desrespeitosa, o grupo Laureate ainda não pagou a diferença de verbas rescisórias para os professores que foram demitidos em junho. Como a Convenção Coletiva do ensino superior foi assinada em julho, faltava corrigir as verbas rescisórias pelo índice de reajuste, com reflexos, inclusive no FGTS para todos os professores, além de ressalvas pontuais e específicas em algumas rescisões.

A Laureate comprometeu-se a pagar as diferenças até 31 de agosto, uma demora por si só injustificável, já que não havia contestação sobre os valores. Ainda assim, o depósito não foi efetuado.

Na última sexta-feira, o SinproSP foi informado por professores do não pagamento. O Sindicato entrou em contato imediatamente com a Mantenedora e manteve-se em negociação durante todo o final de semana.

A Laureate atribuiu o não pagamento a “problemas do sistema, ocasionados pela substituição do programa de folha de pagamento nas unidades do grupo em todo o país”. Na noite do domingo (02), informou ainda que as equipes de TI e do RH trabalharam durante o final de semana para fazer os ajustes. Ora, nada disso justifica a falta de pagamento, já que nenhum sistema é implantado da noite pro dia e sem a necessária testagem.

Por isso, o SinproSP exige o depósito dos valores feito o mais rapidamente possível. Na tarde do dia 03, o Sindicato encaminhou uma carta aos professores e vai continuar em contato até a confirmação da data de pagamento.

|19.10.18 - Demissão a partir de 16/10 garante salário até janeiro de 2018
|18.10.18 - No SinproSP, profa. Ludmila Costhek fala sobre precarização e resistência
|18.10.18 - Assembleia no SinproSP definirá pauta de reivindicações da Campanha Salarial
|17.10.18 - Professores do Senac têm assembleia em 19 de outubro