22/08/2018 15h29

Federação dos professores completa 30 anos

A Federação dos Professores do Estado de São Paulo (Fepesp) completou, dia 20 deste mês, 30 anos de existência. Ao longo de todo esse tempo, a entidade cresceu – é integrada por 25 sindicatos - e ganhou maior expressão política para articular o trabalho entre os sindicatos e organizar em nível estadual a luta política e sindical dos professores e trabalhadores não docentes.

A Fepesp teve suas origens na ação dos professores de instituições privadas desde 1976, quando o país – ainda sob a ditadura – assistiu a um intenso processo mobilização e organização sindical da classe trabalhadora.

Essa luta ganhou nova dimensão no período de redemocratização do país. A criação de uma entidade estadual que pudesse ampliar esse trabalho começou a ser concebida por três sindicatos – os Sinpros São Paulo, Campinas e Santos. A fundação dos Sinpros ABC e Osasco deu a possibilidade de criação de uma nova Federação.

Em 1986, esses cinco sindicatos fundaram a Fepesp com o objetivo de propor um novo modelo de ação política e de organização dos professores. Dois anos mais tarde, a entidade recebeu a carta sindical e passou a ter existência legal.

Nos anos 90, em meio ao avanço agressivo da agenda neoliberal, os sindicatos compreenderam a necessidade de articular mais o trabalho. As campanhas salariais, por exemplo, ganharam um caráter verdadeiro unificado, com coordenação da Fepesp e instâncias decisórias coletivas, formadas por todos os sindicatos, e onde nada é levado a voto, mas decidido por consenso.

O fortalecimento político da entidade atraiu outros sindicatos. Desde 2011, passou a ser integrado também por sindicatos híbridos, que representam simultaneamente professores e trabalhadores não docentes de estabelecimentos de ensino. Hoje são 25 sindicatos.

O SinproSP tem orgulho de fazer parte desta história desde o início e reconhece a importância fundamental da Fepesp no trabalho de organização política e da luta sindical em todo o Estado.

|14.12.18 - SinproSP chama professores do Santo Américo para reunião de urgência
|13.12.18 - SinproSP estará em recesso de 20/12 a 08/01
|13.12.18 - No SinproSP, a análise precisa de Leonardo Sakamoto