22/08/2018 15h00

Delegado sindical: o sindicato no local de trabalho

Está na Convenção Coletiva: nas escolas ou instituições de ensino superior é possível fazer a eleição de delegado sindical ou delegado representante.

O delegado cumpre um papel político fundamental, já que é o elo entre o SinproSP e os professores em seus locais de trabalho. Ele mantém os seus demais colegas sempre informados sobre as ações e chamadas do Sindicato e também leva ao Sinpro as demandas do corpo docente.

Ao estimular o debate com os professores nos locais de trabalho, o delegado ajuda a fortalecer as ações do Sindicato em defesa dos direitos da categoria e das lutas coletivas. O corpo docente, no entanto, não transfere para o delegado uma responsabilidade que precisa ser de todos: a participação no Sindicato e o poder de decidir sobre temas de interesse de todos os professores.

Delegado sindical no local de trabalho

Em setembro o SinproSP realizará eleições para delegado sindical. Você pode contribuir: leia a carta com os compromissos do delegado , debata com seus colegas e chame o Sinpro.

O delegado sindical tem mandato de um ano e goza de estabilidade no emprego até o final do semestre em que sua gestão se encerrar. A eleição é feita pelo SinproSP, na escola, por voto secreto de pelo menos metade mais um do corpo docente. Os candidatos devem ser sindicalizados e ter pelo menos um ano de casa.

|22.02.19 - Edital da Assembleia de 28 de fevereiro de 2019
|22.02.19 - Reforma da Previdência já está na Comissão de Justiça
|22.02.19 - Nova Previdência dificulta acesso e pode aumentar pobreza, diz economista
|22.02.19 - Previdência de Bolsonaro produzirá massa miserável, avalia economista