21/05/2018 18h50

Debate sobre base curricular no ensino médio será na Assembleia Legislativa

O SinproSP transferiu para a Assembleia Legislativa o debate que fará sobre a proposta de base nacional curricular comum para o ensino médio , na próxima 5a feira, dia 24/05. O debate está marcado para as 17h30. Em seguida, às 19h, haverá uma audiência pública em defesa dos professores e da Convenção Coletiva de Trabalho.

A audiência pública foi convocada pelo deputado estadual Carlos Giannazi (Psol) e a assembleia dos professores (19) optou pelo dia 24. A unificação da data e do local permitirá a participação dos professores nos dois eventos, extremamente importantes para a categoria.

O debate sobre a base curricular no ensino médio

Foram convidados a falar o sociólogo César Callegari e o cientista político Daniel Cara. A discussão é fundamental e deve envolver todos os professores do ensino médio.

A proposta apresentada pelo governo em abril e atualmente em análise no Conselho Nacional de Educação, promove um esvaziamento do currículo sem precedentes, com apenas duas disciplinas obrigatórias - Português e Matemática. O restante do currículo pode se organizar em dois genéricos campos de saber: ’Ciências Humanas’ e ’Ciências da Natureza’, além do ensino de Inglês.

Engana-se quem acha que a flexibilização curricular está fundamentada apenas em questões pedagógicas. Ela também representa uma brutal redução do custo do trabalho docente, pela adoção do ensino a distância e pela desregulamentação na contratação de professores.

VÁ À ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

17h30 - Debate: "A Proposta da Base Curricular do Ensino Médio

19h - Audiência Pública sobre a Campanha Salarial na Educação Básica

Assembleia Legislativa - Plenário José Bonifácio