17/05/2018 16h01

Termina sem acordo a audiência no TRT


A audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho entre o SinproSP (com outros 24 sindicatos de professores) e o Sieeesp (sindicato dos donos de escolas) terminou sem acordo. A reunião foi realizada na tarde de quinta-feira, dia 17.

Os representantes patronais mantiveram a mesma proposta apresentada ao TRT em 19/04 (veja aqui) que retira ou reduz diversos direitos históricos conquistados pela categoria e que já foi rejeitada pelos professores. Segundo o representante do Sieeesp, José Antonio Antiório, esta proposta partiu de demandas das escolas.

O professor Celso Napolitano, presidente da Fepesp e diretor do SinproSP, lembrou que existe consenso em parte da Convenção e que as divergências não se referem ao reajuste de salário, mas esbarram em algumas cláusulas que estão diretamente relacionadas às condições de trabalho, como recesso, garantia semestral de salários, bolsa de estudo e férias. “São cláusulas que existem há anos e que já foram incorporadas pelas escolas, não oneram as empresas”, disse Napolitano. Segundo o professor, os mantenedores querem ter liberdade para contratar de forma precária e a baixo custo.

O desembargador Carlos Roberto Husek insistiu que um acordo deveria ser a melhor saída para os dois lados. Diante da negativa dos representantes das escolas, ele fez uma nova proposta: seriam levadas a julgamento apenas as cláusulas sobre as quais não houve acordo. O SinproSP levará a proposta à assembleia dos professores. Ao final, o acabou concordando em levar a proposta para discussão e se comprometeram a dar uma resposta até 22/05.

Aumentar a pressão

Estamos num momento decisivo da campanha salarial. Mais do que nunca é preciso ampliar a pressão sobre todos os patrões, escola por escola. A assembleia no SinproSP, no próximo sábado (19), será um momento único para decidir as ações das próximas semanas, inclusive a greve da categoria. Pra começar, uma boa ideia: convencer pelo menos dois colegas a comparecer à assembleia!

Clique na imagem para ler a íntegra da ata da audiência

todas as notícias
|17.08.18 - Vamos começar a discutir a Campanha Salarial?
|16.08.18 - Terceirização no Supremo
|16.08.18 - SinproSP recebe ação de difusão da 33ª Bienal de São Paulo
|15.08.18 - Adaptação de Hans Christian Andersen no Teatro João Caetano, entrada gratuita
|13.08.18 - Professores do Sesi/Senai têm reajuste complementar em agosto

Ranking de salários
Logo Twitter Logo SoundCloud Logo YouTube Logo Facebook
Plano de saúde para professores
Cadastre-se e fique por dentro de tudo o que acontece no SINPRO-SP.
 
Sindicato dos Professores de São Paulo
Rua Borges Lagoa, 208, Vila Clementino, São Paulo, SP – CEP 04038-000
Tel.: (11) 5080-5988 - Fax: (11) 5080-5985
Websindical - Sistema de recolhimentos
Baixe o APP na Google Play Baixe o APP na Apple Store