04/05/2018 00h24

SinproSP promove debate sobre a Base Nacional Curricular do Ensino Médio

O SinproSP realiza no dia 24/05, às 18h30, debate sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio. Foram convidados a falar o sociólogo César Callegari e o cientista político Daniel Cara. A entrada é franca e o evento também será transmitido ao vivo, pelo facebook.

A iniciativa - a primeira de um ciclo de debates e palestras - pretende informar e mobilizar os professores contra a proposta apresentada pelo MEC em abril e que se encontra em discussão no Conselho Nacional de Educação.

Onde foram parar as disciplinas?

O projeto da Base Nacional Comum radicaliza a reforma do ensino médio ao promover um esvaziamento curricular sem precedentes. O documento prevê apenas duas disciplinas obrigatórias - Português e Matemática. O restante do currículo pode se organizar em dois genéricos campos de saber: ’Ciências Humanas’ e ’Ciências da Natureza’, além do ensino de Inglês.

Esse enxugamento curricular está associado à uma outra proposta, também em discussão no CNE, que autoriza o ensino a distância no ensino médio em até 40% da carga horária. São medidas que desregulamentam o ensino, reduzem a qualidade da educação e vão produzir demissão em massa de professores.

A mobilização dos professores é muito importante para impedir, pelo menos, que a proposta seja aprovada às pressas e sem discussão, como ocorreu com a reforma do ensino médio.

Inscreva-se aqui

|11.10.18 - Participe da assembleia para escolha da pauta de reivindicações
|11.10.18 - Feriado da Proclamação da República e Consciência Negra na Colônia do SinproSP
|10.10.18 - Eleições no SinproSP começam dia 22/10