24/04/2018 17h26

Sindicatos recusam nova proposta patronal para plano de saúde

Trocar o plano de saúde por vale-alimentação? Foi esta a proposta que os sindicatos dos professores ouviram da comissão patronal encarregada das negociações. A oferta foi rechaçada de imediato. Ela já tinha sido aventada no dia 16 e foi reafirmada na rodada da última segunda-feira, 23/04.

Depois de a possibilidade de troca ter sido totalmente descartada, os presentes voltaram a discutir os limites de mudanças nos plano de saúde. Os sindicatos e a Fepesp aceitam discutir a coparticipação, mas não abrem mão de algumas questões: a) universalização do benefício para todos, independentemente da carga horária; b) direito de opção pela permanência no plano em caso de demissão sem justa causa ou aposentadoria; c) regras de transição transparentes com a preservação de direitos dos professores.

No regime de coparticipação, o trabalhador é responsável por parte das despesas de consultas e exames. Em tese, esse sistema reduz a taxa de sinistralidade e dá maior previsibilidade aos reajustes, que não sofrem nenhum controle pela ANS.

A próxima rodada de negociação será no dia 07/05

|07.12.18 - CNE desmonta disciplinas e aprova base curricular do ensino médio
|05.12.18 - Recesso é um direito conquistado na Convenção Coletiva
|04.12.18 - Veja como foi a rodada de negociação com o Sesi/Senai no dia 04/12