19/04/2018 19h44

Avenues School apaga favela da paisagem

Assim como nas propagandas de empreendimentos imobiliários, o vídeo institucional da Escola Avenues desapareceu com a comunidade do Jardim Panorama, uma favela situada a poucos metros do colégio. A observação muito bem feita está no site Diário do Centro do Mundo, em artigo assinado por Raymundo Gomes.

Curiosamente, o site da escola fala da criação de oportunidades para aqueles com necessidade financeira e trata da atuação, no futuro, “para além dos muros do campus, para beneficiar a comunidade na qual a escola está inserida”.

A escola foi criada em Nova Iorque, em 2012, com o objetivo de formar uma elite internacionalizada (um ‘cidadão global’, segundo os seus idealizadores), apta a lidar com os desafios do século XXI e atuar em qualquer região do mundo. A filial de São Paulo é a primeira de uma rede, que terá unidades também em várias cidades, como Xangai, Londres, Doha, Madri etc.

A escola está localizada na Marginal Pinheiros, numa região que os professores de Geografia costumam usar como referência para discutir desigualdade social na cidade. Começa a funcionar em agosto/2018 , com mensalidade de R$ 8 mil, de acordo com o que foi noticiado na imprensa.

Quando se trata de vender imóveis, a manipulação de imagens já é um recurso bastante questionável. Usado para divulgar uma escola e um projeto pedagógico, adquire um simbolismo adicional. Afinal, para que mundo mesmo essa escola pretende preparar seus alunos?

|11.10.18 - Participe da assembleia para escolha da pauta de reivindicações
|11.10.18 - Feriado da Proclamação da República e Consciência Negra na Colônia do SinproSP
|10.10.18 - Eleições no SinproSP começam dia 22/10
|10.10.18 - Calendário escolar 2019: conheça a proposta do SinproSP