13/04/2018 00h19

CNE fará audiências públicas sobre proposta de base curricular no ensino médio

Modificado em 16/04, às 11h42

Uma semana depois de o MEC entregar sua proposta de Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio, o Conselho Nacional de Educação (CNE) divulgou o cronograma de audiências públicas em cinco cidades. Em São Paulo, ela será realizada dia 08/06.

Em 2017, o CNE também promoveu audiências públicas entre julho e setembro antes de aprovar a resolução sobre a Base Nacional na educação infantil e no ensino fundamental (o documento acabou aprovado em dezembro).

Proposta esvazia currículo

Desta vez, as audiências públicas prometem ser ainda mais concorridas. Afinal, a proposta para o ensino médio que o MEC encaminhou ao Conselho Nacional trata de apenas duas disciplinas: Português e Matemática, inseridas respectivamente nas áreas do conhecimento de Linguagens e Matemática.

Além delas, o documento trata de maneira genérica outros dois campos de saber: Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Pra se ter uma ideia do grau de esvaziamento, de um total de 105 páginas, apenas 10 estão reservadas às Ciências da Natureza e outras 20 para Humanidades.

Conteúdo à distância

Soma-se a isso a divulgação, pelo Jornal Folha de S. Paulo, de uma proposta em discussão no CNE que libera até 40% da carga horária para ensino a distância . O texto em debate atualiza as Diretrizes Curriculares e não foi tornado público.

Dada a gravidade da situação, o SinproSP recomenda a participação de todos os professores na audiência pública e que a preparação comece desde já, pela leitura da proposta apresentada pelo governo.

O CNE divulgou apenas o calendário, sem informar o local onde as audiências serão realizadas. Se ocorrer o mesmo que no ano passado, as inscrições presenciais (que ainda não começaram) se esgotaram rapidamente, mas o evento foi transmitidos pela internet.

BNCC ENSINO MÉDIO - ÍNTEGRA DA PROPOSTA DO MEC (abril/2018)
|24.05.18 - Paralisação dos professores na mídia
|24.05.18 - Professores respondem à ABEPAR