10/04/2018 17h22

Reajuste salarial ainda não está definido

Como todos os professores perceberam ao receber o salário de março, o reajuste ainda não está definido, tanto no ensino superior como na educação básica.

A reivindicação dos professores e trabalhadores não docentes é de reposição integral da inflação, aumento real e participação nos lucros ou resultados em Convenção assinada por dois anos, até fevereiro/2020. Há ainda uma proposta alternativa, caso a Convenção tenha apenas um ano de duração.

No ensino superior, as negociações ainda estão em processo. Além do reajuste de salário, outras quatro cláusulas da Convenção Coletiva estão em discussão (plano de saúde, bolsa de estudo em cursos de medicina, psicologia, direito e odonto; creche e indenização adicional ao professor com mais de 50 anos).

Na educação básica, as negociações foram suspensas e há uma ação de dissídio coletivo na Justiça do Trabalho. Se não houver possibilidade de retomada do diálogo com o Sieeesp, caberá ao Tribunal Regional do Trabalho julgar a ação, decidindo sobre o reajuste e as demais cláusulas da Convenção Coletiva.

Reajuste retroage a março

Qualquer que seja o índice definido, ele é retroativo a março/2018, nossa data base. Antecipações salariais poderão ser compensadas somente depois que o percentual de reajuste for estabelecido e ainda assim, desde que o valor tenha sido discriminado no holerite como ‘antecipação’.