08/02/2018 15h04

Abandono das universidades públicas é capa do Le Monde Diplomatique Brasil

O desmonte das universidades públicas no país é o tema de capa e de um especial da nova edição do Le Monde Diplomatique Brasil . O jornal faz uma análise aprofundada sobre a grave crise que se instaurou nas instituições de ensino superior pública.

A discussão é segmentada em três artigos. O primeiro, elaborado pelos professores da Universidade Federal da Bahia, Luiz Filgueiras, Graça Druck e Uallace Moreira, destacam a redução dos repasses promovida pelo governo Temer e as tentativas de desmoralização das instituições de ensino orquestradas pelo Banco Mundial, Poder Judiciário e Polícia Federal.

Já o segundo, de autoria de Jacqueline Costa e Vico Melo, professores da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, denuncia o quadro de desmonte da instituição em que lecionam. O terceiro, apoiado no Estudo da Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação, expõe o panorama dramático do financiamento do ensino no Brasil e nos demais países do continente.

A edição de fevereiro também traz reportagem que expõe as relações da indústria farmacêutica com uma epidemia de consumo de heroína nos EUA e as formas de luta das mulheres contra a violência nas cidades. Além disso, um artigo assinado pelo ex-presidente do Equador, Rafael Correa, discute a ascensão do pensamento de direita na América Latina e o papel da mídia para a evolução desta retórica.

|16.08.18 - Terceirização no Supremo
|16.08.18 - SinproSP ação de difusão da 33ª Bienal de São Paulo
|15.08.18 - Adaptação de Hans Christian Andersen no Teatro João Caetano, entrada gratuita
|13.08.18 - Professores do Sesi/Senai têm reajuste complementar em agosto