07/02/2018 14h19

Primeira rodada de negociação garante data-base na Educação Básica

As negociações da Campanha Salarial da Educação Básica já começaram. Na tarde de terça-feira, 06, foi realizada a primeira reunião entre os patrões e a comissão dos Sindicatos de professores. A primeira vitória já foi alcançada: a garantia da data-base da categoria e a manutenção de todas as cláusulas da Convenção Coletiva atual até 28 de março.

A continuação da vigência de toda a Convenção Coletiva por mais 30 dias após a data de seu vencimento, em 28 de fevereiro, é uma conquista de grande importância. Ela assegura que todos os direitos dos professores sejam respeitados enquanto durarem as negociações da Campanha Salarial deste ano.

Também na reunião, os representantes patronais citaram uma ‘pauta de reivindicações’ para tentar reduzir direitos que atualmente estão em vigor na Convenção, mas sem especificar quais cláusulas seriam afetadas. Ficou acertado que os patrões apresentariam as propostas de modificações até 19 de março e elas serão discutidas na rodada de negociação agendada para 20 de março.

Calendário

As próximas rodadas de negociação deverão ocorrer sempre às terças-feiras, à tarde, na sede da Fepesp ou na sede do Sieeesp (sindicato patronal). As próximas datas serão: 20 e 27 de fevereiro, 06, 13, e 20 de março.

Defender os direitos e resistir à reforma trabalhista

Com o tema ’Vamos defender o que é nosso’, a Campanha de 2018 vai articular a luta por reajuste digno e pela manutenção dos direitos à resistência contra a reforma trabalhista (e também a reforma previdenciária).

A pauta de reivindicação começou a ser construída em 2017, a partir das decisões de assembleias em todos os sindicatos. Naquele momento, houve consenso em relação à defesa intransigente da Convenção Coletiva de Trabalho e de salvaguardas para blindar a categoria contra a reforma trabalhista.

A Campanha Salarial é unificada em todo Estado e organizada pelo SinproSP e outros 24 sindicatos, sob a coordenação da Federação dos Professores do Estado de São Paulo.

|07.12.18 - CNE desmonta disciplinas e aprova base curricular do ensino médio
|05.12.18 - Recesso é um direito conquistado na Convenção Coletiva
|04.12.18 - Veja como foi a rodada de negociação com o Sesi/Senai no dia 04/12
|03.12.18 - Encontro no SinproSP discutiu Campanha Salarial e Escola Sem Partido