09/01/2018 18h46

Carta aos professores da FAM

Segue a íntegra da carta enviada aos professores da FAM em 09/01/2018:

SinproSP convoca Faculdade das Américas para discutir demissões

O SinproSP convocou a Faculdade das Américas (FAM) para uma reunião no Foro Conciliatório de Resolução de Conflitos Coletivos, na próxima 6ª feira, dia 12/01. Na pauta, a demissão de mais de 85 professores em dezembro.

Previsto na Convenção Coletiva de Trabalho, o Foro é uma instância de discussão formal, que conta também com a participação do sindicato patronal (Semesp).

A convocação da Faculdade pelo SinproSP foi uma das questões tratadas na assembleia dos professores, realizada no Sindicato, na tarde do dia 08/01 (leia mais).

Segundo os presentes, a FAM não justificou o motivo da dispensa, mas eles acreditam que a Instituição pretenda contratar novos professores por salários mais baixos. Um dos participantes da Assembleia informou que há 50 doutores entre os 85 professores cuja demissão já foi confirmada.

Muitos do que estavam na assembleia falaram que o percentual de mestres e doutores na faculdade sempre foi elevado. “Este foi um dos motivos que levaram ao reconhecimento de cursos com nota máxima (5)”, citou uma professora.

O SinproSP divulgará o resultado da reunião e deve chamar nova assembleia ainda em janeiro.

Orientações importantes

Contato permanente com o Sindicato

O SinproSP criou um email para falar exclusivamente com os professores da FAM. Se você tiver dúvidas ou informação, mande uma mensagem para fam@sinprosp.org.br. Escreva também para deixar o seu email cadastrado e receber as notícias em primeira mão.

Estabilidade na proximidade da aposentadoria

A Convenção Coletiva de Trabalho garante estabilidade no emprego a quem estiver a 24 meses ou menos da aposentadoria. Se você suspeita que pode enquadrado nessa situação, deve vir ao SinproSP para fazer a contagem de serviço. Constatada a estabilidade, o Sindicato emite um documento a ser entregue na FAM para que a demissão seja anulada.

Basta trazer a carteira profissional e, se houver, certidão de tempo de serviço (para quem lecionou em escolas públicas) ou carnê (para quem contribuiu por conta própria). O atendimento é feito de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h30min. Não é preciso marcar hora.

|11.10.18 - Participe da assembleia para escolha da pauta de reivindicações
|11.10.18 - Feriado da Proclamação da República e Consciência Negra na Colônia do SinproSP
|10.10.18 - Eleições no SinproSP começam dia 22/10
|10.10.18 - Calendário escolar 2019: conheça a proposta do SinproSP