05/01/2018 02h47

Nova ministra do Trabalho foi condenada por não registrar empregados

Convidada por Temer para ocupar o Ministério do Trabalho, a deputada federal Cristiane Brasil (PTB/RJ) foi condenada por manter funcionários sem registro, entre outras irregularidades. Dois motoristas recorreram à Justiça do Trabalho para ter reconhecido o vínculo empregatício e cobrar direitos, como o pagamento de horas extras. Os motoristas chegaram a ter jornadas de 15 horas diárias!

Em um dos processos, a deputada foi derrotada em primeira e segunda instâncias, mas o trabalhador ainda não viu a cor do dinheiro. No outro, o processo já terminou e a deputada está quitando a dívida trabalhista em parcelas.

Ironicamente, a reforma trabalhista limitou a ação da Justiça do Trabalho sob o argumento de que havia no país uma "indústria de processos". O caso dos dois motoristas é um exemplo bem acabado do importante papel da Justiça para fazer valer o mais elementar dos direitos: o vínculo empregatício.

Cristiane Brasil não registrou seus funcionários simplesmente por que não quis e por que acha que trabalhador não merece ser registrado. O que esperar de uma pessoa com esse tipo de conduta?

A condenação na Justiça do Trabalho descredencia a deputada a assumir qualquer cargo no Ministério do Trabalho. Sua nomeação como titular da pasta é um ato imoral que deve ser imediatamente revogado.

|20.08.18 - Exposição de Bob Wolferson tem abertura especial para professores
|17.08.18 - Vamos começar a discutir a Campanha Salarial?
|16.08.18 - Terceirização volta à pauta do Supremo em ação emblemática para os trabalhadores
|16.08.18 - SinproSP recebe ação de difusão da 33ª Bienal de São Paulo
|15.08.18 - Adaptação de Hans Christian Andersen no Teatro João Caetano, entrada gratuita