SinproSP

Negociações começam a ganhar fôlego

Atualizada em 04/02/2005 13:54

O processo de negociação da campanha salarial 2005 começa a ganhar fôlego. Com as pautas de reivindicações dos professores do ensino superior e do Sesi/Senai já entregues às respectivas entidades patronais, o Sindicato trabalha para que o conjunto de direitos da categoria seja respeitado, com a renovação das atuais normas coletivas e para que as novas demandas sejam atendidas, principalmente a recomposição da base salarial dos professores de acordo com os índices de inflação do período.

Reunião realizada no dia 1º, na sede da Fiesp, marcou o início das negociações do Sesi/Senai. Representantes do sistema “S” apresentaram aos sindicatos dos professores a primeira resposta às reivindicações da categoria. Em linhas gerais, os patrões concordam em manter as cláusulas sociais já existentes, desconversam sobre a inclusão das novas cláusulas e sugerem deixar para os próximos encontros o debate sobre as questões de natureza econômica, como o reajuste salarial. No ensino superior, a primeira rodada de negociação com o sindicato patronal ocorrerá no dia 15 de fevereiro.

Na educação básica a situação de 2005 foi definida antecipadamente. A convenção coletiva do segmento em vigor determina que o reajuste dos professores será o resultado da média aritmética de três índices de inflação (INPC-IBGE, IPC-FIPE e ICV-DIEESE) no período da data-base da categoria, ou seja, de março de 2004 a fevereiro de 2005. Por isso, o percentual de reajuste só será conhecido no final deste mês. Mas deverá ser aplicado nos salários já a partir de 1º de março.