Campanha salarial

Professores do Senac têm assembleia em 02/12

Atualizada em 29/11/2016 15:23

Na sexta-feira, 02/12, os professores do Senac têm um importante compromisso: assembleia de discussão, votação e aprovação da pauta de reivindicações para a Campanha Salarial 2017.

A assembleia ocorrerá às 14h na sede do SinproSP (Rua Borges Lagoa, 208).

Ameaça aos direitos

A Campanha vai começar num momento difícil para os trabalhadores. Recentemente, o ministro do Supremo Tribunal, Gilmar Mendes, suspendeu os efeitos da Súmula 277 do Tribunal Superior do Trabalho, que garantia a manutenção da Convenção Coletiva durante as negociações salariais. A decisão de Gilmar Mendes atendeu a uma demanda da Confenen – Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino, entidade que representa os mantenedores das escolas privadas de educação básica e de ensino superior. A família do ministro, convém lembrar, é proprietária de faculdades.

Outro risco é a possibilidade de o Supremo Tribunal Federal liberar a terceirização para todos os trabalhadores quando julgar o recurso de uma empresa de celulose condenada pela contratação irregular. Há ainda a ameaça da reforma trabalhista do governo Temer, que prevê a possibilidade de uma Convenção com redução de direitos.