SinproSP

Museu Afro Brasil de São Paulo abriga sua primeira exposição

Atualizada em 26/11/2004 09:24
José Theófilo de Jesus África séc XIX

O Museu Afro Brasil de São Paulo acaba de abrir para o público sua primeira exposição temporária.“Brasileiros, Brasileiros” convida os visitantes à reflexão sobre como a identidade nacional foi construída, resgatando o papel que negro teve nesse processo. A idéia é apresentar uma visão da cultura brasileira como resultado de um processo de mestiçagem cultural.

Para isso foram selecionadas mais de 650 obras, dentro de uma perspectiva histórica e geográfica. Há peças do século XVII da Igreja de Igarassu e do acervo do Museu do Estado de Pernambuco, do século XVIII do Mosteiro São Bento e Santa Casa de Misericórdia de Salvador e do século XIX do acervo do Museu Nacional de Belas Artes, do Museu Histórico Nacional do Rio, do Museu Paulista-USP, além das participações de artistas contemporâneos.

Batalha dos Guararapes

Inaugurado no último dia 23 de outubro, o Museu Afro Brasil conta com 1.500 obras em seu acervo permanente. A expectativa é abrigar diversas manifestações artísticas, em cinema, fotografia, música, dança e teatro, além de promover cursos, palestras e workshops.

Exposição: “Brasileiro, Brasileiros”
Até dia 28 de fevereiro de 2005
De quarta a segunda, de 10h às 17h (fecha terça) – grátis
Museu Afro Brasil
Pavilhão Manoel da Nóbrega, Parque Ibirapuera, Portão 10
Informações: 5579-6099

.