A educação está sob ataque afirma Aílton Fernades diretor do Sinpro-SP

Atualizada em 03/11/2015 17:21

Criação de uma agência reguladora para a educação, piso salarial para os professores, o fechamento de escolas pelo governo Alckmin e a crise do sistema S foram alguns dos assuntos trazidos ao debate pelo Prof. Ailton Fernandes, diretor do Sinpro-SP no Programa de Sexta, promovido pela rádio da Agência Sindical .

O Prof. Aílton afirmou que hoje a educação está sob ataque. De um lado o governo estadual resolve fechar escolas e perde, assim, a oportunidade de reduzir o número de alunos nas salas de aula, que em alguns casos chega a 50, e contribuir para a melhora na qualidade do ensino. De outro lado vem o Sistema S que apesar do que se tem dito, continua recebendo verbas do governo Federal e, por má gestão, anuncia fechamento de salas e da escola de tempo integral bandeira levantada por Scaff em sua campanha.

Aílton destacou ainda a importância de uma agência reguladora da educação aos moldes do projeto de lei 4372/12 que cria o Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (Insaes).A criação de uma agência deste tipo poderia, por exemplo, fiscalizar escolas criadas por empresários "aventureiros" que não cumprem a convenção coletiva e não oferecem condições de ensino de qualidade ou condições mínimas de trabalho gerando um problema sério de má gestão.

O Programa de Sexta é transmitido toda sexta-feira às 17h e reprisado de segunda a quinta-feira em dois horários, ao meio dia e às 23h.

Ouça aqui a integra do programa que foi ao ar dia 23 de outubro.