Direitos

SINPRO-SP toma medida em defesa dos professores do Senac

Atualizada em 27/05/2015 18:09

Algumas semanas após a assinatura do acordo coletivo com o Senac-SP, o Sindicato foi pego de surpresa com a informação de que os professores passariam a ser convocados ao trabalho nas emendas de feriado, ainda que nestes dias não tenham aula, como atesta o calendário escolar.

A decisão unilateral do Senac-SP levou o Sinpro-SP a tomar uma série de providências para garantir que os direitos dos professores sejam respeitados.

O departamento jurídico do sindicato está analisando o caso para tomar as medidas cabíveis. O Sinpro também recorreu ao Ministério do Público do Trabalho e à Gerência Regional do Trabalho do MTE para que exijam do Senac-SP plano detalhado de como serão realizadas as atividades com garantias de segurança, preservação de saúde dos trabalhadores, previsão quanto a constrangimentos seja moral ou profissional.

Os professores não podem sofrer qualquer tipo de retaliação caso tenham que faltar devido a compromissos assumidos previamente nesses dias de emenda. Por se tratar de uma decisão abrupta, sem qualquer negociação prévia, o Sindicato entende que o Senac-SP deve se responsabilizar pelo ressarcimento por eventuais danos causados por cancelamento de passagens, reserva de hotéis ou qualquer outra atividade de lazer, caso a convocação seja mantida.

Os professores do Senac-SP devem ficar atentos e comunicar o Sinpro-SP qualquer irregularidade.