SinproSP

Reflexões sobre os rumos do movimento sindical

Atualizada em 27/09/2013 15:29

Presidente da Federação dos Professores de São Paulo e do DIAP, o Prof. Celso Napolitano convidou os colegas presentes no auditório do SINPRO-SP no último dia 26 a uma reflexão sobre os rumos do movimento sindical brasileiro, em palestra que integrou o ciclo “A sociedade contemporânea e suas organizações”, promovido pelo Sindicato.

Napolitano resgatou aspectos históricos das conquistas trabalhistas, com destaque para a CLT, em 1943, e a Constituição de 1988, para, então, abordar as virtudes e defeitos da atual estrutura sindical do país. Em sua análise, se por um lado a unicidade na base garante a igualdade de conquistas entre os trabalhadores de um mesmo setor e região, por outro coíbe a existência de outras possibilidades de representação. Um sindicato por categoria é interessante se a entidade efetivamente trabalha por tal categoria, ressalvou.

Ele instigou os participantes a refletir sobre as mudanças nas relações de trabalho, nas formas de organização, e sobre os desafios da construção de novas bases para o movimento sindical.

Em breve, o vídeo com a íntegra da palestra de Celso Napolitano estará disponíveis no site. Confira no player abaixo a entrevista feita com o professor.