SinproSP

FEPESP tem nova diretoria

Atualizada em 23/08/2013 15:56

O 8º Congresso da Fepesp, entre 16 e 18/08, elegeu a nova diretoria para comandar a entidade até 2017. Mais de 150 delegados estiveram reunidos no evento, representando professores e auxiliares de administração escolar da rede privada de ensino de São Paulo.

Os delegados analisaram a gestão da Federação nos últimos três anos, debateram as metas que nortearão o trabalho daqui pra frente e também refletiram sobre os desafios para os trabalhadores da educação no Estado e no País.

O Congresso aprovou que o mandato da diretoria vai de três para quatro anos e que a Fepesp poderá integrar também os sindicatos que representam exclusivamente os auxiliares. Eles estarão ao lado das entidades que representam professores e das que atuam com as duas categorias, auxiliares e docentes.

Com a mudança aprovada, a Fepesp manterá a sigla, mas passa a se chamar Federação dos Professores e Auxiliares de Administração Escolar do Estado de São Paulo.

"As decisões completam as alterações iniciadas em 2007. A partir de agora, está consolidada a representação das categorias do mesmo ramo de atividade. A federação poderá ampliar para outras entidades o trabalho de articulação e o apoio à relação delas com os trabalhadores. Além disto, contribuirá com os professores e auxiliares nas cidades onde ainda não existem sindicatos", analisou Celso Napolitano, reeleito presidente da Fepesp.

Organização

Por decisão do Congresso o número de diretorias da Fepesp aumentou e foram criadas as dedicadas aos assuntos relacionados a Sistema S, Auxiliares de Administração e Ensino Básico-Educação Superior. As demais diretorias são: Secretaria-Geral, Finanças e Patrimônio, Assuntos Jurídicos e Previdenciários, Relações Intersindicais, Formação Política e Sindical, Assuntos Culturais e Educacionais, Imprensa e Comunicação.

Também foi definido que cada área terá um titular e dois diretores-adjuntos, criando um novo desenho que possibilita um trabalho em conjunto. A diretoria executiva é formada pelos titulares de cada área, mais o presidente.

A chapa eleita - Enfrentando novos desafios -, foi escolhida por unanimidade. Todos os sindicatos participam da diretoria, reflexo da política democrática de gestão que inclui a participação habitual das entidades integrantes nas discussões por meio do Conselho das Entidades Sindicais (Cones).

Entre as resoluções imediatas, os delegados decidiram atuar desde já contra o PL 4330/2004, que trata da terceirização. Sindicatos e Fepesp também pensarão nas mobilizações para o dia 30/08, quando as centrais sindicais planejam atos em vários lugares do Brasil.

25 anos

Em 5 de julho, a Fepesp completou 25 anos de existência. A fundação, em 1988, foi resultado da união de cinco sindicatos: Sinpro São Paulo, Sinpro Campinas, Sinpro ABC, Sinpro Osasco e Sinpro Santos.

Para lembrar a ação, foi reproduzido e distribuído aos delegados o primeiro jornal da entidade, que circulou em novembro daquele ano, trazendo a ′Carta de princípios′. Hoje, a Fepesp integra 24 sindicatos espalhados pelo Estado.

Entre os que participaram do início da Federação, esteve o professor Ildefonso Paz Dias, do Sinpro Santos, falecido em abril. Pela sua atuação, o Congresso recebeu seu nome e a Fepesp também o homenageou, e ao Sinpro por meio da professora Maricir Fialho de Almeida, atual presidente.

"Ildefonso foi um elo forte naquele ato, pois ter um quinto sindicato participando era essencial para criar a federação. Durante a vida ele foi um batalhador e um grande sindicalista da Baixada Santista", destacou Celso Napolitano.

O Congresso encerrou-se com a eleição da nova diretoria, que tem mandato até 2017. Veja os novos diretores e integrantes do Conselho Fiscal, que já tomaram posse:

Diretoria
Celso Napolitano - Sinpro São Paulo