Professores definem pauta de reivindicações para a campanha salarial 2013

Atualizada em 23/11/2012 13:58

Os professores do ensino superior, Sesi, Senai, Senai Superior reunidos em assembleia no SINPRO-SP nesta quinta-feira, 22/11, definiram o conjunto de reinvindicações para a campanha salarial de 2013.

Reajuste salarial, aumento real de salário e a manutenção da conquistas sociais são os itens principais da pauta para todos os segmentos.

Os professores também irão lutar para que a regulamentação do trabalho tecnológico seja discutida com seriedade por parte das entidades patronais.

Além disso, os docentes do ensino superior vão reivindicar a PLR/Abono – um direito já conquistado pelos colegas da educação básica –, o reconhecimento da titulação (independentemente do plano de carreira da instituição) e um adicional de insalubridade específico para os colegas da área de saúde (que atuam em hospitais e laboratórios).

No caso do Sesi, Senai e Senai Superior, as demandas já discutidas pelos professores nas assembleia específicas serão incorporadas ao conjunto de reivindicações.

A pauta aprovada será unificada a dos demais SINPROs de São Paulo articulados em torno da Federação dos Professores (FEPESP), com objetivo de fortalecer as reivindicações de nossa categoria em todo o estado. A partir da unificação, vai ser definido um cronograma estratégico para conduzir as negociações com os representantes patronais.

Educação básica

A convenção coletiva da educação básica, assinada neste ano, garante todas os direitos sociais e a fórmula para o cálculo do reajuste salarial de 2013. O índice será o resultado da média aritmética dos índices inflacionários (apurados entre março de 2012 e fevereiro de 2013) acrescida de 2%, a título de aumento real. O reajuste será aplicado nos salários de março de 2013.

Previsão orçamentária

A assembleia também aprovou a previsão orçamentária do Sindicato para o próximo ano. Leia mais