Começam as negociações com os donos de escola

Atualizada em 10/02/2012 11:51

Estão marcadas para o próximo dia 14 as primeiras rodadas de negociação da campanha salarial com o sindicato das escolas de educação básica e com os representantes do Sesi e Senai.

No último dia 7, a pauta de reivindicações aprovada pelos professores em assembleia foi unificada às dos demais SINPROs de São Paulo para que a categoria tenha força na negociação em todo o estado. Os ajustes finais serão feitos até o dia 13/2.

Os professores vão lutar por reposição integral da inflação, aumento real, participação nos lucros e um plano de valorização do piso salarial, com reajustes maiores.

Dois outros assuntos estarão presentes nas negociações intersindicais da educação básica: hora-tecnológica e aprimoramento acadêmico.

A hora-tecnológica refere-se ao pagamento do trabalho acrescido pelas novas tecnologias de ensino. A discussão iniciada na Campanha de 2010 terá o reforço da recente mudança na CLT, que equiparou o trabalho na empresa ao realizado a distância, inclusive por meios informatizados.

Quanto ao aprimoramento acadêmico, os sindicatos querem discutir algum tipo de apoio ao aperfeiçoamento profissional, especialmente durante a fase de produção de monografias, dissertações ou teses.

A pauta unificada prevê também a renovação das conquistas sociais já existentes, tais como garantia semestral de salários, férias coletivas, recesso de 30 dias, bolsa de estudo e cesta básica etc. Algumas dessas cláusulas devem ter a redação ajustada.

Sesi e Senai

No Sesi e Senai serão discutidas exclusivamente cláusulas econômicas – reajuste, valores do vale refeição e alimentação, abono.

Ensino superior

A convenção coletiva em vigor – que tem validade bianual – já garante a fórmula de cálculo do reajuste salarial dos professores do ensino superior em março deste ano: a média aritmética dos índices inflacionários INPC-IBGE, IPC-FIPE e ICV-DIEESE, no período da data-base dos professores (março de 2011 a fevereiro de 2012).

O percentual deverá ser divulgado em meados de março, depois da divulgação dos índices da inflação de fevereiro.

Com informações da FEPESP