Professores entregam dossiê sobre a UNIESP ao Ministro da Educação

Atualizada em 20/04/2011 12:00

Em audiência no MEC na última segunda-feira, o SINPRO-SP, em nome dos sindicatos que compõem a Federação dos Professores do Estado de São Paulo (FEPESP), entregou ao ministro Fernando Haddad um dossiê que reúne as inúmeras irregularidades cometidas pela UNIESP contra professores e alunos.

Durante o encontro, que reuniu também representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores de Ensino Privado (CONTEE), o ministro prometeu analisar o documento e apurar as denúncias feitas pelo Sindicato.

A UNIESP coleciona irregularidades: não faz corretamente as homologações dos professores demitidos, não honra com os compromissos que assume na Justiça, retém a contribuição do INSS e não deposita o FGTS.

Além disso, foi acusada por alunos de gerir de forma arbitrária os processos para concessão de bolsas de estudo. Também foram apontados problemas com o financiamento estudantil (FIES) e ProUni.

Encaminhamentos

Após denúncias feitas pelo SINPRO-SP e outros sindicatos, professores, estudantes e pais de alunos, na Audiência Pública realizada na Assembleia Legislativa de São Paulo, no dia 29/3, os mantenedores da UNIESP serão convocados a prestar esclarecimentos na Comissão de Educação da casa.

A instituição também será alvo da recém-criada CPI sobre o ensino superior privado no estado. Leia aqui o informe sobre a audiência.

O SINPRO-SP já realizou manifestações nas unidades da UNIESP com o objetivo de alertar toda a comunidade. E junto com a FEPESP vai acompanhar de perto todos os encaminhamentos para que as irregularidades sejam sanadas em todo o estado e para que o trabalho do professor e o direito à educação de qualidade sejam respeitados.