Ensino superior

Encontro estadual discute condições de trabalho no ensino superior

Atualizada em 22/03/2011 11:48

Nos dias 1 e 2 de abril acontece em Campinas o Encontro Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior do Estado de São Paulo, evento promovido pela FEPESP que tem como objetivo discutir as condições de trabalho, as demandas, desafios e perspectivas de trabalho no ensino superior privado.

O evento é dirigido aos docentes, trabalhadores técnicos e administrativos dos SINPROs de todo o estado que integram a FEPESP. Terá a participação de convidados da CUT, CTB, APEOESP, de associações de docentes e de funcionários.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS.

O encontro é preparatório para o Seminário Nacional de Educação Superior, que ocorrerá em junho. Organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino, o Seminário reunirá trabalhadores do ensino superior privado de todo o país.

PROGRAMA:

Data: 01 e 02 de abril de 2011
Local: Hotel Dan Inn – Anhanguera
Rodovia Anhanguera, Km 104 - Campinas / SP

Dia 01.04 (sexta-feira)

16h00 - Recepção aos participantes e credenciamento
18h30 – Jantar
19h30 – Abertura: Fepesp, Contee, Sinpro Campinas e demais convidados presentes
19h45 – Palestras:
» “O ensino Superior no contexto do Plano Nacional de Educação”
Profa. Dra. Nereide Saviani
» “Os trabalhadores do Ensino Superior no estado de SP – demandas e perspectivas”
Prof. Celso Napolitano
21h00 – Debate

Dia 02.04 (sábado)

8h00- 8h30- café da manhã

8h30: Mesas Redondas

Mesa Redonda 1- “O ensino Superior Privado no contexto da mercantilização e da intensificação do trabalho dos docentes e dos técnicos e administrativos” Profa. Dra. Madalena Guasco Peixoto.

Mesa Redonda 2- “Desregulamentação da atividade docente e Plano de Carreira” Professores- José Jorge Maggio, Nelson Valverde e Eduardo Teixeira.

Mesa Redonda 3- “A intensificação do trabalho no ensino superior e a ação dos sindicatos- mobilização dos trabalhadores em educação do ensino superior – um desafio para além da campanha salarial”. Professores Celso Napolitano e Cláudio Jorge.

10h00 – Indagações e reflexões dos professores e professoras e dos demais presentes em cada mesa.

12h00- Almoço

13h00 – Coordenação- Profa. Conceição Fornasari

• Apresentação dos principais pontos das diferentes mesas redondas pelos relatores das mesas
• Debate e reflexões finais a luz do texto base da Contee e da campanha salarial 2011