Professores aprovam pauta de reivindicações para campanha salarial 2011

Atualizada em 26/11/2010 16:34

Em assembleia realizada no SINPRO-SP no último dia 25, os professores do ensino superior, Sesi, Senai, Senac e Senai Superior aprovaram as reivindicações para a próxima campanha salarial, centradas em três eixos: aumento de salário, manutenção das conquistas das convenções e acordos e a luta pela “hora tecnológica”.

O aumento real será um dos principais alvos das negociações salariais. E o engajamento dos professores é fundamental para o sucesso de nossa reivindicação. “A categoria articulada cria uma pressão importante”, destaca o presidente do SINPRO-SP, Luiz Antonio Barbagli.

Especialmente porque nas últimas campanhas do ensino superior os mantenedores criaram entraves, atrasando as negociações. Eles alegam que têm reajustado as mensalidades abaixo da inflação e por isso não teriam condições de arcar com o aumento. Mas o incontestável crescimento do número de matrículas nos últimos anos desmonta esse argumento. O dinheiro está entrando em caixa.

O SINPRO-SP também vai dar continuidade à luta pela regulamentação do trabalho docente decorrente das novas tecnologias. “Nossa proposta é negociar com os mantenedores o pagamento pela hora trabalhada”, explica Barbagli.

No Sistema “S”, a luta será pela continuidade do projeto de valorização dos salários, que nos últimos anos assegurou ganhos importantes e consistentes aos professores do segmento.

Durante a assembleia os professores dos dois segmentos autorizaram o Sindicato a unificar a pauta de reivindicações às demandas dos demais sindicatos do estado na Federação dos Professores de São Paulo (FEPESP), para que as lutas sejam ampliadas e fortalecidas, o que deve acontecer na próxima semana.