UNIBAN deve dinheiro e respeito aos empregados

Atualizada em 15/10/2010 17:06

A UNIBAN não pagou no dia 20/08 o abono salarial e as diferenças salariais devidas a todos os professores e funcionários administrativos das onze unidades paulistas (nove no município de São Paulo e outras duas, em São Bernardo e Osasco).

A UNIBAN só decidiu se mexer depois que os SINPROs São Paulo, ABC e Osasco convocaram uma reunião no Foro Conciliatório para Solução de Conflitos Coletivos, dia 27/09.

As diferenças salariais foram quitadas no dia 30 e a Mantenedora prometeu pagar o abono até o dia 01/11, ou seja, com setenta e três de atraso. Nem um pio sobre a multa por descumprimento da Convenção.

Os SINPROs ABC, São Paulo e Osasco convocaram a UNIBAN para nova reunião, no dia 07/10. Desta vez, ela também contou com a participação dos sindicatos que representam os funcionários administrativos de São Paulo e do ABC.

Os representantes da Mantenedora se recusaram a pagar a multa e ainda deram uma surpreendente justificativa para o desrespeito à Convenção: "Não se trata de problemas financeiros, mas de uma reestruturação visando possível abertura de capital", como consta da ata da reunião.

Mas são os trabalhadores que devem financiar essa "reestruturação"? A instituição deveria ter pensado duas vezes antes de fazer gentileza com chapéu alheio. De certo, apostou na impunidade.

Por esse motivo, os departamentos jurídicos dos sindicatos preparam ações de cumprimento, caso a UNIBAN persista na decisão de não pagar o que deve a seus funcionários.

Fonte: FEPESP