Geral

Ensino superior: diferenças salariais e abono deveriam ter sido pagos até 20/8

Atualizada em 13/08/2010 11:51

Os professores do ensino superior devem ficar atentos: as mantenedoras tinham até o dia 20 de agosto para pagar os 5% de abono, como determina a convenção coletiva de trabalho em vigor. Na mesma data terminou o prazo para que as instituições pagassem as diferenças salariais referente ao reajuste 2010.

E é justamente quanto às diferenças salariais que os professores devem redobrar a atenção. Como a definição sobre o aumento deste ano foi concluída após a data-base da categoria e a maioria das instituições aplicou o reajuste nos salários de junho, ficaram em aberto as diferenças sobre março, abril e maio.

De acordo com comunicado conjunto divulgado em junho, essas diferenças salariais poderiam ser pagas até o dia 20 de agosto, caso a instituição não tivesse feito o pagamento anteriormente.

Para entender

Em 2010, a composição do índice no ensino superior foi feita de maneira escalonada: 4% retroativo a março, 5% em setembro e 5,5% em janeiro de 2011. Lembre-se: o cálculo de cada etapa do reajuste deve ser sempre sobre o salário de março de 2009.

O SINPRO-SP orienta os professores: confira com atenção ser as diferenças salariais e o abono de 5% (que também deve ser calculado sobre os salários devidos em março de 2009) foram pagos corretamente. Em caso de dúvida, entre em contato com o Sindicato.

.