Geral

De olho na pós-graduação

Atualizada em 23/07/2010 14:12

Começou nesta semana e vai até 14 de agosto a avaliação trienal dos programas de pós-graduação stricto sensu do país. Realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão ligado ao MEC, a avaliação vai analisar o desempenho dos cursos de mestrado e doutorado no período de 2007/2009.

Trata-se de um processo que visa garantir a qualidade da pós-graduação. Dependendo dos resultados obtidos, os programas mantidos pelas instituições de ensino podem ou não receber a recomendação da CAPES, o que significa ter ou não a autorização do MEC.

A avaliação estabelece conceitos que variam de 1 a 7. Os programas que obtiverem 1 ou 2 são reprovados. A partir do conceito 3 – que é o referencial mínimo de qualidade –, os títulos de mestre ou doutor por eles emitidos têm validade. Os conceitos 6 e 7 classificam o programa como de alto padrão internacional.

O sistema de avaliação foi instituído em 1976 e, desde então, é a referência para o desenvolvimento da pós-graduação, estabelecendo referenciais para o crescimento e aprimoramento da pesquisa no país. Tem o compromisso de analisar o cumprimento dos compromissos estabelecidos pelas instituições para o funcionamento do mestrado e doutorado, a infra-estrutura, a qualificação do corpo docente, a adequação do programa à área de concentração, a produção acadêmica desenvolvida, entre outros aspectos.

De acordo com os dados da CAPES, passam pela atual avaliação aproximadamente 2.900 programas, em total de 4.300 cursos de todas as regiões do país.

Cuidado na escolha do programa

Como tem feito sistematicamente, o SINPRO-SP alerta o professor que pretende fazer mestrado ou doutorado para analisar as opções com cuidado e verificar se o programa pretendido tem a chancela da CAPES. Caso contrário, correm o risco de não ter depois seu título reconhecido. A consulta dos programas recomendados pode ser feita diretamente na página da Capes.

Cabe aqui ressaltar que os cursos de especialização, também chamados de cursos lato sensu, não fazem parte desse sistema de avaliação.

O resultado da avaliação trienal 2007/2009 em andamento será divulgado em setembro próximo. O SINPRO-SP acompanhará os resultados.

.