Voz do professor

Férias: época de cuidar da voz

Atualizada em 03/07/2009 10:21

Que a voz é o principal instrumento do trabalho docente todo professor sabe. Mas o que nem todos têm ciência é que, justamente por isso, os cuidados com a saúde vocal devem ser redobrados. Saber usar a voz corretamente pode evitar muitos problemas. Que tal aproveitar esse período de férias para saber mais sobre o assunto?

Uma palavra é muito importante: prevenção. “Infelizmente, por falta de informações a maioria dos professores busca ajuda quando já tem algum comprometimento. Mas essa lógica precisa mudar. É preciso aprender como evitar problemas”, explica Fabiana Zambon, fonoaudióloga responsável pelo Programa de Saúde Vocal do SINPRO-SP.

Por isso, se não for viajar nas férias, marque um horário (por telefone 5080-5988 ou e-mail voz@sinprosp.org.br) e faça uma avaliação gratuita. Os professores também podem consultar a cartilha Bem-estar Vocal: uma nova perspectiva de cuidar da voz, que traz 60 perguntas e respostas sobre a saúde da voz.

O Programa de Saúde Vocal do SINPRO-SP, em funcionamento desde 2001, oferece avaliação, orientações e dicas. Mais recentemente, o Programa passou a oferecer também terapia fonoaudiológica, numa parceria com o Centro de Estudos da Voz, entidade de referência nacional. “Mas, nosso foco fundamental continua sendo a prevenção”, destaca Fabiana. “Quanto mais o professor receber informações e se conscientizar da importância do trabalho preventivo, mais vai investir em sua saúde”, completa.

Topa o desafio?

.